11 novembro 2013

A imagem do corpo e a angustia sobre o corpo no envelhecer e no morrer



"A beleza é uma daquelas coisas raras que não nos deixa Duvidar de Deus".

Jean Anoulih








A imagem pelo corpo perfeito é constituída pela sociedade, ela que elege os atributos que o homem deve ter, tanto do ponto de vista intelectual, moral e físico. Ela é quem dita às normas em relação ao corpo.


Nos anos 60-70 a busca por esse corpo perfeito foi uma grande preocupação entre as mulheres. A magreza começou a ser o padrão de beleza que era instituído pela aparição nos meios de comunicação, pela publicidade e do consumo.


Nos últimos anos essa busca pela magreza e pela estética continuou, com isso foi surgindo várias doenças graves, como por exemplo, a anorexia, a bulimia e a vigorexia. As mulheres ficando cada vez mais magras e os homens em busca pela musculatura bem definida.


Essas pessoas têm grandes problemas com seu próprio corpo, isso mexe com a auto- imagem e a auto – estima, criado pela exigência da sociedade. Isso faz com que as pessoas tenham um problema com o desenvolvimento da personalidade, com as modificações do corpo as pessoas podem se sentir mais real, mais verdadeiras.


Para muitos as cirurgias plásticas, os implantes, o silicone e essas modificações do corpo, fazem se sentir mais felizes e realizados.


A busca por uma saúde perfeita, por um corpo perfeito, que não se desgaste e não envelheça com o passar dos anos, é uma das maiores queixas e preocupações nas clinicas psicológicas.


Com isso alguns cuidados devem ser tomados, para evitar o excesso, a obsessão pela magreza e os problemas causados pelo envelhecimento, pode levar a compulsão excessiva pela pratica de exercícios, dietas e a grande procura por tratamentos estéticos, plásticas, etc.


Esses comportamentos são inadequados, porque, apesar de terem algum alivio de tensões emocionais, normalmente não causam bem estar mental, conforto físico e nem adaptação social, podendo causar perturbações.


As pessoas que sofrem essas compulsões sentem desconforto emocional, e se não tiverem esse comportamento, apresentam grande angustia ou ansiedade na ausência ou na impossibilidade em realizar as atividades compulsivas.






A descoberta do primeiro sinal do envelhecimento, que marca o seu corpo, também faz parte dessas compulsões, trazendo muita estranheza e assim a idade vai se transformando em angustia. Isso pode ocasionar uma simples depressão ou até mesmo a demência, levando essas pessoas à busca de recursos para o rejuvenescimento.


O sujeito que envelhece não quer ver a beleza e a juventude indo embora, eles se deprimem diante do espelho, antecipando a velhice.


Apesar do ´ser velho` chegar cada vez mais tarde, com a ajuda da ciência e economia a sociedade ainda não traz para sua vida a qualidade necessária.






Os cuidados relacionados com a estética surgem antes mesmo do próprio envelhecimento.


Cada ano que passa surgem novas formas de tratamentos, alimentos, medicamentos, formas de exercícios para se obter o corpo ideal, com isso as indústrias de cosméticos, as clinicas de estéticas e academias crescem a cada dia. 






Contudo a busca incansável pelo corpo perfeito dificulta a capacidade das pessoas de perceber que a busca por um estilo de vida saudável é mais alcançável com uma alimentação balanceada e pratica de exercícios físicos (não excessivamente), evitando frustrações, aumentando a auto-estima e possibilitando enxergar outras formas de serem felizes. A imagem de corpo ´magérrimos` e ´musculosos` não necessariamente tem a ver com seu bem estar , a estética se torna importante quando a pessoa se sente a vontade com o corpo que tem, melhorando assim sua qualidade de vida.


Beijinhos e até o próximo post ...







Nenhum comentário:

Postar um comentário